Monday, January 11, 2010

Dirigindo em trechos alagados

Voltando de férias e após muita chuva e alguns alagamentos, resolvi colocar um post sobre este assunto que esta virando rotina.

Esta é uma situação que sempre que possível, deve ser evitada até mesmo em rua asfaltadas. Pois não é possível avaliar o estado da pista à frente.

Se não foi possível evitar o alagamento, é recomendado verificar se a lamina de água não ultrapassa o limite do centro da roda, pois acima disto a água pode danificar o veículo seriamente.

Ao atravessar um trecho alagado, procure deixar a velocidade em torno de 10 km/h, utilizando a 1ª marcha. É importante ficar atento a veículos de grande porte pois eles geram ondas que podem aumentar a probabilidade de danos.

O problema mais grave que pode ocorrer é a entrada de água no motor pelo sistema de captação de ar de admissão. A entrada da água impede o movimento dos pistões parando o veículo imediatamente. Neste caso não tente ligar o carro novamente, pois pode aumentar os danos.

Muito cuidado com as correntezas, pois nestes casos o veículo poderá ser arrastado. Até mesmo alguns centímetros de água podem impedir o contato dos pneus com a pista e causar perda de tração e capotagem do veículo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...